
O Brasil vivia um momento de ascensão pós Segunda Guerra Mundial. O período ficou conhecido como “Anos Dourados”, onde o crescimento econômico e cultural se desenvolviam de maneira rápida. Assim, dentro desse cenário otimista, um grupo de jovens decidiram inovar a cultura brasileira criando um movimento denominado Bossa Nova.
Nesse sentido, o movimento visava incorporar aspectos e características da música brasileira. Além disso, acredita-se que o movimento tenha surgido, oficialmente, em 1958, quando João Gilberto lançou o LP “Chega de saudade”. Em seguida, outros artistas como Tom Jobim e Vinícius de Moraes se juntaram em diversas composições. Dentre elas, uma das mais famosos músicas brasileiras, “Garota de Ipanema” (conhecida mundialmente).
A importância da Bossa Nova não se restringe à sua época de surgimento mas destaca-se pelo que promoveu no mundo em termos de divulgação do Brasil e de uma de suas mais importantes manifestações culturais que é a música popular brasileira (MPB).
​
Como forma de modernizar o cenário musical brasileira, a Bossa Nova construiu características próprias que visavam o estilo moderno do Brasil que se formava. Dentre as principais características que compõem o estilo Bossa Nova podemos citar:
-
tom coloquial na voz;
-
temas cotidianos;
-
voz baixa, quase como sussuros;
-
harmonias de samba;
-
invenções melódicas de jazz.
Visto isso, as músicas eram compostas de acordo com as manifestações naturais das ruas, o movimento dos carros, o cotidiano dos centros urbanos se desenvolvendo.
​
A partir da década de 1960, o samba de bossa nova consolidou-se definitivamente no cenário musical do Brasil, onde se destacaram, além de João Gilberto e da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
​
Grandes nomes surgiram desse cenário como: Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Toquinho, Maria Medalha, Carlinhos Lyra, Dorival Caymi, Baden Powell, Nara Leão, Miucha e muitos outros.
​
Clique no nome e ouça a seleção de músicas:
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​